O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado a 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO em 17 de novembro de 1999. Foi TAMBÉM reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
"A minha Pátria é a Língua Portuguesa"
Fernando Pessoa
A língua materna estrutura-nos, é a nossa raiz, individual e de grupo. Aprendemo-la na infância, crescemos nessa língua e vamos intuindo (e ajuizando sobre) o funcionamento dela. Comunicamos, pensamos, sentimos, criamos com e pela língua materna; ela é sinónimo de identidade cultural. A língua portuguesa tem cerca de 250 milhões de falantes.
Ao comemorar o Dia Internacional da Língua Materna pretende-se proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística. Estima-se que metade das quase 6000 línguas faladas no Mundo esteja em risco de desaparecer; ora, como bem alerta Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO, a perda de línguas empobrece a Humanidade.
“O multilinguismo é nosso aliado na procura de garantir educação de qualidade para todos, na promoção da inclusão e no combate à discriminação. A construção de um diálogo genuíno é baseado no respeito pelas Línguas”.
(fonte)
Atividades
1. Há portugueses espalhados por 140 países do mundo. Vamos mapear através do Google Mapas a diáspora portuguesa na Europa e
no Mundo para a compreensão da sua relevância para a difusão da língua e
cultura portuguesas. Países de destino
Nenhum comentário:
Postar um comentário