quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Guia para identificar notícias falsas

Atividades
Atividade 1 - Questionar os alunos sobre os hábitos de navegação na Internet e o consumo de informação.
Atividade 2 - Projetar os dois vídeos e perguntar aos alunos no final o que cada um pode fazer para evitar o consumo de informações falsas.
Boatos e informações falsas na Internet
Como evitar?

Guia para desmascarar informações enganosas.
                              
Atividade 3 - Exercício de verificação do URL, da data, do autor, da análise do título das notícias e dos conteúdos.
Atividade 4 - Trabalho de grupo: Identificar como cada elemento do grupo reage e consume informação digital e como estes hábitos se relacionam com a questão das informações falsas que circulam na Web.
Atividade 5 - Os alunos criam manchetes para jornais online. Depois partilham o trabalho com os restantes colegas e analisam em que títulos provavelmente clicariam. Justificam a escolha explicando o que desperta a curiosidade das pessoas.
Atividade 6 - A professora apresenta uma manchete a cada grupo e os alunos têm de a transformar num título mais chamativo e clicável. Os alunos em grande grupo discutem as escolhas e relacionam tudo isto com a proliferação das fake news.
adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário